sábado, 21 de março de 2009

O Barman/Empregado de Bar é....


O/A Empregado(a) de Bar é o/a profissional qualificado para preparar e servir bebidas em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras.

ÁREA DE ACTIVIDADE - HOTELARIA, RESTAURAÇÃO E TURISMO

OBJECTIVO GLOBAL - Preparar e servir bebidas em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras.

SAÍDA(S) PROFISSIONAL(IS) - Empregado/a de Bar / Barman/Barmaid

ACTIVIDADES

1. Assegurar a gestão corrente de aprovisionamento e armazenagem do bar.
2. Verificar e preparar as condições de utilização e limpeza dos equipamentos e utensílios utilizados no serviço de bar.
3. Atender clientes individuais, à mesa e ao balcão, preparando e servindo bebidas e pequenas refeições:
3.1. Acolher os clientes, encaminhando-os, apresentando a carta, registando os “pedidos” e fornecendo informações e sugestões;
3.2. Preparar semi-produtos utilizados na preparação e decoração de bebidas e pequenas refeições;
3.3. Preparar bebidas, aperitivos e pequenas refeições, misturando, confeccionando e decorando, em tempos e quantidades adequados, por processos manuais ou mecânicos;
3.4. Servir bebidas, aperitivos e pequenas refeições.
4. Atender grupos em serviços especiais, tais como farewell parties e “portos de honra”:
4.1. Preparar e decorar as mesas, atendendo às especificações do tipo de serviço;
4.2. Preparar as bebidas e outros alimentos e distribuí-los pelos locais estabelecidos;
4.3. Servir bebidas e outros alimentos, em posto fixo ou em bandeja.
5. Facturar os serviços prestados:
5.1. Preparar as facturas dos serviços prestados, contabilizando os “pedidos” atendendo às instruções relativas a descontos, gratuitidades e tratamentos especiais;
5.2. Cobrar a despesa ao cliente, por débito ou serviço de caixa.

PERFIL PROFISSIONAL Empregado/a de Bar/Barman /Barmaid

6. Atender e resolver reclamações de clientes tendo em conta a necessidade de assegurar um bom clima relacional.

COMPETÊNCIAS

1. Língua portuguesa.
2. Língua inglesa (conversação elementar e utilização de vocabulário técnico específico).
3. Língua francesa ou outra (conversação elementar e utilização de vocabulário técnico específico).
4. Legislação alimentar e da actividade profissional.
5. Saúde, higiene e segurança alimentar e profissional.
6. Noções de controlo de qualidade.
7. Tipos e processos de fabricação de bebidas.
8. Conservação das matérias-primas e dos produtos alimentares.
9. Gestão de produtos e equipamentos do serviço de bar.
10. Princípios de funcionamento e de conservação dos equipamentos e utensílios utilizados no serviço de bar.
11. Processos de transformação dos produtos alimentares.
12. Composição dos produtos alimentares.
13. Noções básicas de facturação.
14. Técnicas de comunicação e de atendimento adequadas ao serviço de bar.
15. Noções de informática na óptica do utilizador.

SABERES-FAZER

1. Diagnosticar as necessidades de reposição de produtos e efectuar as respectivas requisições.

PERFIL PROFISSIONAL Empregado/a de Bar/Barman /Barmaid

2. Seleccionar e preparar mobiliário, equipamentos, utensílios, roupas e outros meios materiais necessários à execução do serviço de bar e serviços especiais.
3. Utilizar as técnicas e os produtos adequados a manter as condições de limpeza e de utilização do equipamento e utensílios, com respeito pelas normas de conservação e de higiene.
4. Seleccionar as matérias-primas e os produtos adequados ao serviço de bar em função da sua qualidade e produto a obter.
5. Interpretar receituários e utilizar os diferentes processos de transformação/composição de produtos alimentares com vista à confecção de bebidas e de pequenas refeições.
6. Utilizar as técnicas de serviço de bar, no atendimento no bar e em serviços especiais.
7. Aplicar as operações básicas de cálculo numérico na determinação do montante da despesa a cobrar.
8. Exprimir-se oralmente de forma a facilitar a comunicação com clientes nacionais e estrangeiros.
9. Utilizar os meios informáticos adoptados no serviço de bar.

SABERES-SER

1. Facilitar o relacionamento interpessoal com os clientes do bar, com vista à criação de um clima de empatia.
2. Decidir sobre as soluções mais adequadas na resolução de problemas decorrentes das solicitações e reclamações dos clientes.
3. Organizar o seu posto de trabalho de forma a permitir responder às solicitações do serviço interagindo com os outros elementos do grupo de trabalho.

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